quarta-feira, 24 de março de 2010

CORPO SÃO , MENTE SÃ!!


Mulheres devem se exercitar pelo menos 1 hora por dia para ficar em forma

Qua, 24 Mar, 02h24
WASHINGTON (AFP) - As mulheres de meia idade que gozam de boa saúde devem realizar pelo menos uma hora diáira de atividade física para se manter em forma, revela um estudo publicado nesta quarta-feira, nos Estados Unidos.





A pesquisa foi realizada de 1992 a 2007 com uma mostra de 34.079 americanas de uma média de 54 anos e com uma dieta alimentar normal.
No início da pesquisa e ao longo dos anos, estas mulheres comunicaram aos pesquisadores suas atividades físicas e seu peso.
Os autores do estudo analisaram a atividade física e a mudança de peso das mulheres a cada três anos em média.
Entre as mulheres que tiveram alimentação normal, a atividade física se associou a um menor aumento de peso ao longo dos 13 anos que durou o estudo, principalmente entre as que tinham uma cintura normal no início do estudo, enfatizam os autores desta pesquisa do hospital Brigham and Women e da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard em Boston (Massachusetts, nordeste).
O estudo foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA).
As mulheres engordaram 2,6 kg em média durante o estudo.
"Houve uma interação importante entre o índice de massa corporal (o IMC equivale ao peso dividido pelo quadrado da altura da pessoa) e o grau de atividade física nas mulhres com um IMC inferior a 25", enfatizaram os investigadores.
Em compensação, esta relação de causa e efeito não se deu entre os participantes cujo IMC era superior a 25.
No total, 4.540 mulheres (13,3%) do conjunto e cujo IMC era inferior a 25 no início do estudo conseguiram manter um aumento de peso inferior a 2,3 quilos ao longo de todo o estudo.
A duração das atividades físicas de média intensidade durante esse período foi de 21,5 horas por semana, ou seja, cerca de 60 minutos diários.