terça-feira, 15 de abril de 2014

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA ENTRAR EM FORMA!



GUIA DO ALUNO
POR 
SILVIA PRADO 




MÚSCULOS FORTES DE UMA VEZ SÓ!

Dentre os diversos benefícios do treinamento funcional, o fortalecimento muscular é o que está conquistando cada vez mais adeptos. O exercício deixa o cirpo definido e tonificado por completo, sem necessariamente, depender de exercícios específicos para o bumbum ou a barriga. 'Em comparação com a musculação, o treinamento funcional ativa mais fibras musculares, as fibras estabilizadoras. O resultado é que seu corpo estará preparado para qualquer movimento diferente dos guiados pela máquina".

Os resultados em termos de fortalecimento podem ser iguais aos da musculação, depende das estratégias de exercícios a serem usadas, dos métodos e forma de aplicação. "O treinamento funcional é montado, respeitando os objetivos de cada aluno". Se o aluno desejar trabalhar, principalmente os músculos do bumbum e da perna, por exemplo, o treino será focado nesses grupos musculares, mas mesmo assim os outros músculos serão exigidos com os exercícios aplicados, por consequência, o corpo como um todo será beneficiado. Já na musculação, os grupos musculares são trabalhados isoladamente.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


MELHORA A POSTURA

Você anda curvado ou tem dificuldade em manter uma postura ereta enquanto trabalha? O treinamento funcional, além de fortalecer os muculos que ajudam a manter a coluna reta, ajuda no desenvolvimento da consciência corporal.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



AMENIZA DORES NAS COSTAS

Vários estudos científicos apontam como um dos principais causadores de dores lombares e nas costas a falta de força de sustentação da região central do tronco, o core. A região do core é uma espécie de cinturão que compreende músculos das regiões lombar, pélvica e do quadril. sua principal ação é de estabilizar o corpo de uma maneira geral. As estratégias do treinamento funcional atuam diretamente na área, já que tem como principio atividades básicas que precisam de estabilidade para serem realizadas.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


TRABALHA O CORPO TODO DE UMA ÚNICA VEZ

A maioria dos exercícios de treinamento funcional trabalha movimentos compostos, integrando pernas e braços, uma vez que são esses que ajudam a trabalhar também a região do core. Um exemplo é o exercício de agachamento feito com uso de halteres. De quebra, você sai com os braços, pernas e abdômen trabalhados.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


TRABALHO CARDIORRESPIRATÓRIO

Além de ser um ótimo exercício para fortalecer os músculos, o treinamento funcional também trabalha o sistema cardiorrespiratório uma vez que exige velocidade de execução das tarefas e alto tempo de permanência em cada posição, aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das tarefas.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA

Alguns exercícios específicos de treinamento funcional trabalham equilíbrio e coordenação motora. Para isso são utilizados exercícios específicos, como um agachamento unilateral (feito apenas com uma das pernas - a outra fica apoiada atrás do joelho) para equilíbrio e deslocamentos laterais e frontais para a coordenação.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


FLEXIBILIDADE

A flexibilidade é trabalhada no treinamento funcional, pois os movimentos são sempre executados com amplitude total, fazendo com que o músculo se alongue. Além disso, um treino funcional pode ter como objetivo principal a flexibilidade e ser feito especificamente para esse fim.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



TREINO MAIS DINÂMICO

As séries de exercícios não são fixas, como nas famosas fichas de treino da musculação, o que deixa o treino mais diversificado. Trabalhar o corpo completamente, sem se limitar apenas ao fortalecimento ou ao exerci cio aeróbio, por exemplo, traz dinâmica ai treinamento funcional.




O QUE É UM PERSONAL TRAINING (PT)
Um PT e um profissional com formação habilitado a prescrever um plano de treino individualizado, adaptado às características, necessidades e desejos de uma pessoa que procura a solução para um determinado objetivo ligado à atividade física.
Os motivos podem ser os variados: perda de peso, aumento de massa muscular, tonificar, aprender a nadar, melhorar perfomances desportivas, ganhar força, melhorar resistência cardiovascular, entre outras. Um PT trabalha individualmente com uma pessoa, acompanha-a, criando laços sociais que melhoram a motivação, conseguindo-se um compromisso pessoal de empenho e disciplina.
Em suma, é ter alguém "com quem treinar" e assim não se sentirá sonzinho(a).
As vantagens de ter um PT são variadas mas podem resumir-se a cinco:
* VARIEDADE: Hoje em dia existem muitos meios para atingir os fins, ou seja, existem vários programas de personal training para o objetivo que procura.
Apenas terá de expor as suas intensões que facilmente o PT identifica o tipo de treino ideal para o seu caso.
* MOTIVAÇÃO:   O fato de ter alguém consigo enquanto treinar o seu empenho e melhorar a sua perfomance. É muito mais simpático ter alguém que nos ouve e nos ensina a melhor forma de fazer certos exercícios do que estar a correr de frente para um espelho quase um "inimigo virtual".
*SEGURANÇA:   Ter alguém que corrija a sua postura, o exercício ou mesmo a carga com que treina aumenta o sentimento de segurança no treino. O risco de lesões diminui e você sentirá maior confiança no acompanhamento.
*COMPROMISSO: Está é a palavra chave da relação PT/sócio ,o dia e hora com o PT e na sua agenda é fundamental para que consiga organizar o seu dia e conseguir conciliar a atividade profissional com a atividade física. O seu treino passa a ser um trabalho de equipe, pois a sua presença afeta o trabalho do PT e vice - versa.
*RESULTADOS: Finalidade o que o aluno pretende atingir e que o PT se compromete a ajudar a alcançar. Na primeira abordagem ao programa de treino adequado ao aluno, o PT faz uma estimativa do tempo necessário para atingir os objetivos. Em geral, os timings conferem caso a pessoa tenha cumprido todas as regras quanto à assiduidade aos treinos ,cuidados de alimentação e até mudança de hábitos que afetam a sua vida. Esta mudança de atitude e crucial para que consiga resultados.      

Contato: 11 98817-5330