GUIA DO ALUNO
POR
SILVIA PRADO
MÚSCULOS FORTES DE UMA VEZ SÓ!
Dentre os diversos benefícios do treinamento funcional, o fortalecimento muscular é o que está conquistando cada vez mais adeptos. O exercício deixa o cirpo definido e tonificado por completo, sem necessariamente, depender de exercícios específicos para o bumbum ou a barriga. 'Em comparação com a musculação, o treinamento funcional ativa mais fibras musculares, as fibras estabilizadoras. O resultado é que seu corpo estará preparado para qualquer movimento diferente dos guiados pela máquina".
Os resultados em termos de fortalecimento podem ser iguais aos da musculação, depende das estratégias de exercícios a serem usadas, dos métodos e forma de aplicação. "O treinamento funcional é montado, respeitando os objetivos de cada aluno". Se o aluno desejar trabalhar, principalmente os músculos do bumbum e da perna, por exemplo, o treino será focado nesses grupos musculares, mas mesmo assim os outros músculos serão exigidos com os exercícios aplicados, por consequência, o corpo como um todo será beneficiado. Já na musculação, os grupos musculares são trabalhados isoladamente.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
MELHORA A POSTURA
Você anda curvado ou tem dificuldade em manter uma postura ereta enquanto trabalha? O treinamento funcional, além de fortalecer os muculos que ajudam a manter a coluna reta, ajuda no desenvolvimento da consciência corporal.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
AMENIZA DORES NAS COSTAS
Vários estudos científicos apontam como um dos principais causadores de dores lombares e nas costas a falta de força de sustentação da região central do tronco, o core. A região do core é uma espécie de cinturão que compreende músculos das regiões lombar, pélvica e do quadril. sua principal ação é de estabilizar o corpo de uma maneira geral. As estratégias do treinamento funcional atuam diretamente na área, já que tem como principio atividades básicas que precisam de estabilidade para serem realizadas.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
TRABALHA O CORPO TODO DE UMA ÚNICA VEZ
A maioria dos exercícios de treinamento funcional trabalha movimentos compostos, integrando pernas e braços, uma vez que são esses que ajudam a trabalhar também a região do core. Um exemplo é o exercício de agachamento feito com uso de halteres. De quebra, você sai com os braços, pernas e abdômen trabalhados.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
TRABALHO CARDIORRESPIRATÓRIO
Além de ser um ótimo exercício para fortalecer os músculos, o treinamento funcional também trabalha o sistema cardiorrespiratório uma vez que exige velocidade de execução das tarefas e alto tempo de permanência em cada posição, aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das tarefas.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA
Alguns exercícios específicos de treinamento funcional trabalham equilíbrio e coordenação motora. Para isso são utilizados exercícios específicos, como um agachamento unilateral (feito apenas com uma das pernas - a outra fica apoiada atrás do joelho) para equilíbrio e deslocamentos laterais e frontais para a coordenação.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
FLEXIBILIDADE
A flexibilidade é trabalhada no treinamento funcional, pois os movimentos são sempre executados com amplitude total, fazendo com que o músculo se alongue. Além disso, um treino funcional pode ter como objetivo principal a flexibilidade e ser feito especificamente para esse fim.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
TREINO MAIS DINÂMICO
As séries de exercícios não são fixas, como nas famosas fichas de treino da musculação, o que deixa o treino mais diversificado. Trabalhar o corpo completamente, sem se limitar apenas ao fortalecimento ou ao exerci cio aeróbio, por exemplo, traz dinâmica ai treinamento funcional.