segunda-feira, 26 de julho de 2010

VOCÊ CONHECE O SEU CORPO?


Em nosso corpo humano existe uma enorme variedades de músculos, dos mais variados tamanhos e formato, onde cada um tem a sua disposição conforme o seu local de origem e de inserção.

Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo. Onde as divisões destes ramos terminam em um mecanismo conhecido como placa motora.



O sistema muscular é capaz de efetuar imensa variedade de movimento, onde toda essas contrações musculares são controladas e coordenadas pelo cerebro.


Além disso não podemos esquecer de salientar da importância dos músculos na postura e nas dores, pois sabemos que muitas lombalgia ou cervicalgia são provocadas por encurtamento de músculos, sendo necessário com isso que os mesmos estejam em uma posição mínima de comprimento.


Um fato importante é com relação ao encurtamento dos músculo da cadeia posterior e fraqueza dos músculos da cadeia anterior que pode provocar muitas vezes dores e posicionamento inadequado do indivíduo, sendo com isso necessário termos um equilibrio com relação aos músculos.


As patologias mais comuns desse desiquilibrio são: as lombalgias, cervicalgia, dores no nervo ciático, pubeite, lateralização da patela, entorse de tornozelo, tendinites e outras patologias.



Os músculos são os órgãos ativos do movimento. São eles dotados da capacidade de contrair-se e de relaxar-se, e, em conseqüência, transmitem os seus movimentos aos ossos sobre os quais se inserem, os quais formam o sistema passivo do aparelho locomotor. O movimento de todo o corpo humano ou de algumas das suas partes - cabeça, pescoço, tronco, extremidades deve-se aos músculos. De músculos estão, ainda, dotados os Órgãos que podem produzir certos movimentos (coração, estômago, intestino, bexiga etc.).



A musculatura toda do corpo humano pode, portanto, dividir-se em duas categorias:


1) Os músculos esqueléticos, que se ligam ao esqueleto; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo. Constituem aquilo que vulgarmente se chama a "carne" e são comandados pela vontade.

2) Os músculos viscerais, que entram na constituição dos órgãos profundos, ou vísceras, para assegurar-lhes determinados movimentos. Estes músculos têm estrutura "lisa" e funcionam independentemente da nossa vontade.


Uma categoria à parte é constituída pelos músculos cutâneos, os quais se inserem na pele, pelo menos por uma das suas, extremidades. No homem, esses músculos são pouco desenvolvidos e são encontrados, na sua maior parte, na cabeça e no pescoço (músculos mímicos), mas são desenvolvidíssimos nos animais.

As células musculares, chamadas fibras, têm a capacidade de mover-se. O movimento, uma das propriedades mais surpreendentes da matéria vivente, não é patrimônio exclusivo do músculo. No século XVII, observou-se através de um microscópio o movimento de células espermáticas. Existe uma grande variedade de células capazes de mover-se, como, por exemplo: os glóbulos brancos que viajam pelo sangue até os tecidos onde vão atuar, o movimento dos cílios (pelos) na superfície de algumas células como no Sistema Respiratório. Nestes casos, o movimento é função secundária das células.

Com o termo "músculo" nos referimos a um conjunto de células musculares organizadas, unidas por tecido conectivo. Cada célula muscular se denomina fibra muscular.


No corpo humano há três tipos de músculos:

Estriado, voluntário ou esquelético.Liso, involuntário.Cardíaco.


Músculo esquelético estriado ou voluntário
As células do músculo esquelético são cilíndricas, filiformes. Uma fibra muscular ordinária mede aproximadamente 2,5 cm de comprimento e sua largura é menor de um décimo de milímetro. As fibras musculares se agrupam em feixes. Cada músculo se compõe de muitos feixes de fibras musculares.

É avermelhado, de contração brusca, e seus movimentos dependem da vontade dos indivíduos. Constitui o tecido mais abundante do organismo e representa de 40 a 45% do peso corporal total.

A carne que reveste os ossos é tecido muscular. Esses se encontram unidos aos ossos do corpo e sua contração é que origina os movimentos das distintas partes do esqueleto, e também participa em outras atividades como a eliminação da urina e das fezes. A atividade do músculo esquelético está sob o controle do sistema nervoso central e os movimentos que produz se relacionam principalmente com interações entre o organismo e o meio externo.

Chama-se de estriado porque suas células aparecem estriadas ou raiadas ao microscópio, igual ao músculo cardíaco. Cada fibra muscular se comporta como uma unidade. Um músculo esquelético tem tantas unidades quanto fibras. Por isso se define como multiunitário. O movimento é feito por contração da fibra muscular.


Músculo liso ou involuntário
As células do músculo liso são sempre fusiformes e alargadas. Seu tamanho varia muito, dependendo de sua origem. As células menores se encontram nas arteríolas e as de maior tamanho no útero grávido. Suas fibras não apresentam estriações e por isso são chamados de liso. Tendem a ser de cor pálida, sua contração é lenta e sustentada, e não estão sujeitos à vontade da pessoa; de onde deriva seu nome de involuntário.

Esse músculo reveste ou forma parte das paredes de órgãos ocos tais como a traquéia, o estômago, o trato intestinal, a bexiga, o útero e os vasos sangüíneos.

Como um exemplo de sua função, podemos dizer que os músculos lisos comprimem o conteúdo dessas cavidades, intervindo desta maneira em processos tais como a regulação da pressão arterial, a digestão etc.

Além desses conjuntos organizados, também se encontram células de músculo liso no músculo eretor do pêlo, músculos intrínsecos do olho etc. A regulação de sua atividade é realizada pelo sistema nervoso autônomo e hormônios circulantes. As fibras do músculo liso são menores e mais delicadas do que as do músculo esquelético. Não se inserem no osso, mas atuam como paredes de órgãos ocos.

Em volta dos tubos, em geral, há duas capas, uma interna circular e uma externa longitudinal. A musculatura circular constringe o tubo; a longitudinal encurta o tubo e tende a ampliar a luz. No tubo digestivo, o esforço conjunto da musculatura circular e da longitudinal impulsiona o conteúdo do tubo produzindo ondas de constrição chamadas movimentos peristálticos.


Há dois tipos de músculo liso:
Multi-unitário
Cada fibra se comporta como uma unidade independente, comportamento semelhante ao músculo esquelético. Ex: músculo eretor do pêlo, músculos intrínsecos do olho etc. Não se contraem espontaneamente. A estimulação nervosa autônoma é que desencadeia sua contração.


Unitários simples
As células se comportam de modo semelhante ao músculo cardíaco, como se fossem uma estrutura única. O impulso se transmite de célula a célula. Pode-se dizer que o músculo, em sua totalidade, funciona como uma unidade. Ex: músculo intestinal, do útero, ureter etc.



Músculo cardíaco ou miocárdio

Forma as paredes do coração, não está sujeito ao controle da vontade, tem aspecto estriado.
Suas fibras se dispõem juntas para formar uma rede contínua e ramificada. Portanto, o miocárdio pode contrair-se em massa.

O coração responde a um estímulo do tipo " tudo ou nada", daí que se classifique como unitário simples. O músculo cardíaco se contrai ritmicamente 60 a 80 vezes por minuto.



Unidade motora ou unidade funcional

Cada músculo tem um nervo motor (grupo de fibras nervosas) que entra nele.
Cada fibra nervosa se divide em ramas terminais, chegando cada rama a uma fibra muscular.
Em conseqüência, a unidade motora esta formada por um só neurônio e o grupo de células musculares que este inerva.
O músculo possui muitas unidades motoras. Responde de forma graduada dependendo do número de unidades motoras que se ativem.


Contração muscular
A maquinaria contrátil da fibra muscular está formada por cadeias protéicas que se deslizam para encurtar a fibra muscular. Entre elas há a miosina e a actina, que constituem os filamentos grossos e finos, respectivamente. Quando um impulso chega através de uma fibra nervosa, o músculo se contrai.

Quando uma fibra muscular se contrai, se encurta e alarga. Seu comprimento diminui a 2/3 ou à metade. Deduz-se que a amplitude do movimento depende do comprimento das fibras musculares. O período de recuperação do músculo esquelético é tão curto que o músculo pode responder a um segundo estímulo quando ainda perdura a contração correspondente ao primeiro.

A superposição provoca um efeito de esgotamento superior ao normal.
Depois da contração, o músculo se recupera, consome oxigênio e elimina bióxido de carbono e calor em proporção superior à registrada durante o repouso, determinando o período de recuperação.
O fato de que consome oxigênio e libera bióxido de carbono sugere que a contração é um processo de oxidação mas, aparentemente, não é essencial, já que o músculo pode se contrair na ausência de oxigênio, como em períodos de ação violenta; mas, nesses casos, se cansa mais rápido e podem aparecer cãibras.


www.portalsaofrancisco.com.br



ALONGAMENTOS PARA GESTANTES

DICAS PARA RELAXAR DURANTE A GESTAÇÃO



EXERCICIOS FACIAIS - APRENDA ALGUMAS DICAS E, DIVIRTA-SE!!



Você sabia que a musculatura da face pode ser exercitada? Para suavizar os efeitos do sol, do envelhecimento e das centenas de caretas que fazemos no dia-a-dia, alguns exercícios simples podem adiar (ou até cancelar) a cirurgia plástica.
A ginástica facial parte de um princípio muito simples: é possível fortalecer os músculos da face, do pescoço e do colo da mesma maneira que fazemos com os do corpo. Afinal, do mesmo jeito que acontece com nosso corpo, aplicar cremes diariamente e fazer tratamentos estéticos nem sempre é suficiente para manter a forma. É aí que entra ginástica facial.



Veja algumas vantagens:

Primeiro de tudo, é barata. Basta um tempinho e um espelho.
Aumenta a circulação sangüínea.
Oxigena as fibras musculares.
Suaviza as linhas de expressão (rugas).
Com a devida orientação, pode corrigir pequenas imperfeições.


Segundo os especialistas, cerca de 15 minutos diários são suficientes para manter a saúde da pele. Mas, para alterar o seu aspecto, é preciso dedicar mais tempo: cerca de meia hora por dia.



Veja algumas dicas:


Papada: feche a boca e passe à língua no céu da boca. 10 vezes.


Testa: levante a sobrancelha o máximo possível por alguns segundos e volte ao normal lentamente. 10 vezes.


Pálpebras: aperte os olhos com força por cerca de 5 segundos e abra os olhos devagar. 10 vezes.


Maças do rosto: fale “o” e “xix” por 30 vezes.


Bochechas: sorria largamente com a boca fechada. 10vezes.


Lábios: faça boca de patinho por alguns segundos e relaxe. 10 vezes.

DICAS PARA A CAMINHADA NA GRAVIDEZ



Tonificar os músculos, melhorar a circulação evitando o inchaço, ficar em forma e ter mais disposição – sem gastar um centavo.
Você precisa de algum outro motivo para aderir ao nosso programa de caminhada? A caminhada deve ser cuidadosa. A gestante tem um hormônio chamado relaxina, que realmente relaxa suas articulações e repara o corpo para receber o bebê. É preciso prestar atenção para não torcer o pé. Lembre-se também de que o fato de estar carregando um bebê na barriga faz com que seu coração seja mais exigido. Devido às alterações do sistema cardiovascular, a grávida deve manter cerca de 60% da freqüência cardíaca máxima, o que seria em torno de 140 batimentos por minuto. No mais, a atividade deve ser prazerosa.


Dicas para andar bem


• Escolha a manhã ou o fim da tarde para caminhar – evite o sol forte.

• Proteja-se corretamente do calor e do sol.

• Passe filtro solar e use uma viseira ou boné e óculos escuros.

• Escolha tênis próprios para caminhadas, que proporcionem bastante firmeza e conforto. Dê preferência aos quais esteja acostumada.

• Use roupas leves e claras para fazer a caminhada.

• Leve uma garrafinha de água para matar a sede.


Conheça página: http://www.chakalat.net/esportes

AI, UI!!!!

ATÉ ELES PRECISAM DE ALONGAMENTO!.....

ALONGAMENTO

O QUE É, E PRA QUE SERVE?

E primeiro lugar, alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular que promovem o estirament0 das fibras musculares, fazendo com que aumentem o seu comprimento.

Conselhos básicos:

Não se deve sentir dor durante a sua execução;
Não forçar ou fazer movimentos de “baloiço”. Alongar simplesmente;
É mais importante executá-los depois do esforço, mas não é demais recorrer a eles como forma de aquecimento.



Benefícios do alongamento:


Reduzem as tensões musculares;
Relaxam o corpo;
Proporcionam maior consciência corporal;
Deixam os movimentos mais soltos e leves;
Previnem lesões;
Preparam o corpo para actividades físicas;
Activam a circulação.

DICAS DE ALONGAMENTOS E EXERCICIOS

12 PASSOS PARA UM ALONGAMENTO IDEAL

domingo, 25 de julho de 2010

DICAS DE ALONGAMENTO E EXERCICIOS - LOMBAR E PERNAS

LOMBAR E PERNAS


Em pé, puxar uma das pernas contra o peito, mantendo por 10 segundos e retornando a posição inicial. Repetir 2 vezes cada lado.Alongamento de coluna lombar e equilíbrio
Em pé, pernas afastadas, cruzadas e esticadas, realizar a inclinação anterior do tronco e tocar as mãos no pé que está atrás. Manter por 10 segundos e repetir 2 vezes de cada lado.Alongamento das pernas e da coluna.




Em pé com as pernas cruzadas e uma das mãos na nuca, realizar a inclinação lateral do tronco. Manter 10 segundo e repetir 2 vezes cada lado.Alongamento lateral do tronco.

Em pé com as pernas esticadas e fechadas abraçar as duas pernas ao mesmo tempo e tentar tocar a testa nos joelhos. Manter 10 segundos, repetir 3 vezes.Alongamento da coluna e das pernas.


Inclinar o tronco para frente tocando o pé direito com a mão esquerda. A outra mão fica nas costas. Manter 10 segundo 2 vezes cada lado.Alongamento de pernas e tronco.


















DICAS DE ALONGAMENTO E EXERCICIOS - ANTI-BRAÇO

ANTI-BRAÇO


1 – Realizar o alongamento da coluna cervical, tracionando o pescoço para o lado e mantendo 10 segundos. Repetir 2x cada lado.


2 – Realizar o alongamento da região escapular, tracionando o braço para o lado e mantendo 10 segundos. Repetir 2x cada lado.


3 – Realizar o alongamento do punho, tracionando a mão com os dedos para baixo e mantendo 10 segundos. Repetir 2x cada lado.


4- Realizar o alongamento do punho, tracionando a mão com os dedos para cima e mantendo 10 segundos. Repetir 2x cada lado.


5 – Realizar o alongamento dos dedos, firmando uma mão contra a outra sem apoiar a palma das mãos e mantendo 10 segundos. Repetir 3x.


6 – Realizar o alongamento dos punhos segurando os polegares e tracionando as mãos para o lado de fora ou para baixo. Manter 10 segundos e repetir 3x.


DICAS DE ALONGAMENTOS - CERVICAL E OMBROS

CERVICAL E OMBROS

Com as pernas afastadas, joelhos semiflexionados e quadril encaixado, relaxar os ombros subindo-os lentamente associando a respiração. Quando soltar os ombros soltar também o ar dos pulmões. Não precisa manter. Repetir 5 vezes


Manter a posição inicial das pernas, com os braços para trás do tronco e mãos entrelaçadas, realizar a flexão cervical mantendo 10 segundos e repetir 3 vezes



Em pé tracionar a cabeça para baixo com a ajuda das mãos na nuca ao mesmo tempo em que eleva uma das pernas e aproxima da testa. Manter 10 segundos e repetir 2 vezes cada lado. Equilíbrio e alongamento da cervical e tronco.


Posição inicial mantida, tracionar a cabeça para o lado, tracionando o braço oposto para trás e para baixo. Mantém 10 segundos e repete com o outro lado, 2 vezes cada. Relaxamento do ombro e alongamento de cervical.



Com as pernas afastadas, joelhos semiflexionados e quadril encaixado, tracionar o cotovelo com ajuda da mão para frente do tronco e olhar para o ombro deste lado. Manter 10 Seg. e repetir 2 vezes cada lado. Alongamento do braço e cervical.

www.cenpre.com.br





BENEFICIOS DA GINASTICA AO TRABALHADOR



Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.
Desse modo trabalhadores que utilizam de seus músculos para manejar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para trabalhadores braçais. Por exemplo, trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por superutilização, similar, por exemplo, à lesão de um atleta ao final de uma competição extrema. Afinal, a jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, às vezes...



Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores.


Exemplos de atividades para trabalhadores braçais


Os problemas vividos por este grupo de trabalhadores podem estar relacionados com a intensidade da força que exercem, ou ainda com a posição em que são obrigados a trabalhar. Em ambos os casos, um Professor de Educação Física pode avaliar as solicitações físicas e
prescrever atividades para compensá-las. Por exemplo, trabalhadores que são obrigados a suportar o peso de uma peça com um braço enquanto apertam um parafuso com a outra mão devem executar atividades que aliviem periodicamente as tensões envolvidas sob o risco de aparecerem lesões musculares ou posturais.




Exemplos de atividades para trabalhadores administrativos


Independentemente da atividade exercida, esses trabalhadores têm alguns fatores em comum: trabalham sem se movimentar (parados ou em pé) por muito tempo, muitas vezes submetidos a cobranças e estresse. Exemplos de problemas decorrentes de tal ambiente são: problemas de postura, tendinites, pressão alta, etc.
Algumas funções podem ter ainda outros agravantes, como digitadores ou programadores, que utilizam demasiadamente determinados músculos do braço e mão para trabalhar.
Em primeiro lugar, é recomendável parar por alguns minutos pelo menos a cada duas horas de trabalho e executar alguns alongamentos para grandes grupos musculares como ombros, tronco e pernas. Isso combate a má postura e evita formigamentos por problemas circulatórios.
Movimentos como elevação do ombro, sua projeção para frente e para trás ajudam. Para o pescoço, flexione-o para frente e para trás, também de um lado para o outro e por fim um grande movimento circular da cabeça (circundução).
Para o tronco, espreguice-se (flexão para trás), dobre-se (flexão para frente) e incline-se flexionando lateralmente. Faça os movimentos gentil e lentamente.
Em relação às pernas, utilize as escadas sempre que se locomover por alguns andares, promovendo uma melhor circulação. Além dos benefícios cardiovasculares, promovidos até mesmo em pequenas distâncias, você estará aumentando seu gasto calórico, importante fator na manutenção da saúde.



Para funções específicas há exercícios específicos. Se você trabalha ou passa muito tempo diante de um computador, por exemplo, deve realizar uma pausa periódica para olhar e focalizar objetos distantes, aliviando a visão. Também deve realizar exercícios de alongamento para as mãos e antebraços, evitando sobrecarga por digitação ou utilização do mouse:
Estenda o braço à frente, deixando a mão relaxadamente caída para baixo. Com a outra mão, puxe gentilmente os dedos para baixo na direção do seu quadril, com as costas da mão voltadas para a tela do computador, por 20 a 30 segundos, para alongar a musculatura posterior de seu antebraço.
Puxe a mão relaxada agora para cima, em direção à sua cabeça e com a palma da mão voltada para a tela do computador, para alongar a musculatura anterior da mão e antebraço. Repita, realizando os mesmos exercícios para o outro braço.
Pergunte a um Professor de Educação Física (um personal trainer, ou em sua academia, ou na escola de seu filho) sobre quais as atividades mais importantes que você pode realizar em seu ambiente de trabalho. Os profissionais estão sempre dispostos a ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.






Escrito para o Saúde em Movimento por:Sérgio H. F. de CarvalhoInstituto de Ciências da SaúdeUniversidade Paulista - UNIP

GINASTICA POSTURAL

GINASTICA POSTURAL

Um conceito diferenciado de ginástica postural. Busca tonificar, fortalecer e alongar a musculatura; reeducar e corrigir a postura, unindo tratamento e prevenção da má postura e seus distúrbios de uma forma dinâmica e agradável. Através de exercícios posturais com contrações isométricas específicas, e utilização de acessórios como bola e bastão, desenvolve-se ganho em amplitude de movimento, força muscular e melhora da postura. A ativação de grupos musculares deficientes responsáveis por desequilíbrios e má postura, atuam terapêuticamente e preventivamente nas dores musculares e contraturas tensionais, fatores que influenciam em afecções como Hérnia discal, Lombalgia, Ciatalgia e Artrose.

BENEFÍCIOS:
Tonificar a musculatura;
Alongamento muscular;
Reeducação postural;
Melhorar a percepção corporal.
Sua prática proporciona sensação de bem-estar e relaxamento físico.


EX. DE MÁ POSTURA NO AMBIENTE DE TRABALHO

ERRADO


CERTO

www.ginasticaposturalcorretiva.blogspot.com

GINASTICA LABORAL, O QUE É?


O que é ginástica laboral?

Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.








Quais são os benefícios oferecidos pela ginástica laboral?


A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.A ginástica laboral também pode trazer benefícios econômicos diretos para as empresas ao diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.



História da ginástica laboral no Brasil

No Brasil, em 1973, a Escola de Educação Física da Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Novo Hamburgo/RS (FEEVALE), torna-se a pioneira da Ginástica Laboral com o “Projeto Educação Física Compensatória e Recreação”, que foi elaborado a partir de proposta de exercícios físicos baseados em análises biomecânicas. Em parceria com a FEEVALE, em 1978, o SESI/RS desenvolveu o “Projeto Ginástica Laboral Compensatória”. com relação a determinadas tarefas industriais. Em 1974, nos estaleiros da Ishikawagima do Brasil (Ishibras), no Rio de Janeiro, foi implantada a ginástica no início da jornada de trabalho e a “ginástica compensatória”, durante as pausas do trabalho, envolvendo 4.300 trabalhadores. O enfoque neste caso foi a segurança no trabalho. Neste exemplo, o papel da Educação Física incidiu nas boas condições do local de trabalho, bem como no desenvolvimento dos Recursos Humanos, algo distinto da abordagem terapêutica de certas proposições de cunho impositivo. Em 1978, em Betim/MG, na fábrica Fiat de automóveis, por iniciativa do SESI/MG iniciou-se o “programa de Ginástica na Empresa” fundamentado nos princípios da Ginástica Laboral estudados a partir de visitas técnicas de profissionais desse SESI aos estaleiros da Ishibras, para observação da ginástica então aplicada aos trabalhadores. Atualmente, este Programa do SESI abrange todo o País, com cerca de 500 mil praticantes, envolvendo múltiplas empresas e objetivos referidos também ao bem estar do trabalhador.


O que é LER?


O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do tunel do carpo, bursite, dedo em gatilho, sindrome do desfiladeiro toracico e síndrome do pronador redondo. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT ou LER/DORT. A LER também é conhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).


Que significa DORT?
Disturbio osteomuscular relacionado ao trabalho.


Qual a diferença entre LER e DORT?


LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT.
Simulando o Descanço
A posição em que há menores chances de usuáruios de computadores desenvolverem LER simula a postura da pessoa quando descança em posição sentada; ou seja, com as mãos (quase) apoiadas sobre as pernas e o corpolevemente para trás.
TEXTO: SAUDE E MOVIMENTO