segunda-feira, 14 de abril de 2008


ENXUGANDO O CORPO



A popularização das cirurgias plásticas no Brasil fez com que conquistássemos o segundo lugar no ranking mundial de procedimentos desse tipo. As mulheres representam cerca de 80% dos pacientes, mas o número de homens vem crescendo. As mais populares são as lipoaspirações, que tornam-se cada vez mais modernas. A grande questão é saber em quais casos a lipo é recomendada e escolher com consciência o médico.Ela chegou ao Brasil no início dos anos 80, quando começou o culto à magreza e a preocupação excessiva com a estética. De lá para cá, essa tendência se tornou mais forte, o que já causou muita polêmica. O que é preciso ser esclarecido é que a lipoaspiração não é um método indicado para emagrecimento. Isso mesmo! O objetivo é retirar gordurinhas indesejáveis que são difíceis de serem eliminadas com dieta e exercícios físicos. Tanto é que quando uma pessoa obesa deseja fazer a cirurgia, o indicado é que ela perca peso primeiro para apenas modelar o corpo com a lipo.

Ninguém consegue uma barriga “tanquinho” só com a cirurgia. É claro que há perda de peso, pois a gordura retirada fará diferença. Mas se você não mudar seus hábitos alimentares e rotina de atividade física, em pouco tempo o resultado será revertido. Os preços acessíveis, que podem inclusive ser parcelados em muitas vezes, fazem com que muita gente prefira fazer a lipoaspiração a malhar e fazer dieta. “A cirurgia é indicada para quem está na faixa de peso adequada, mas tem algumas gordurinhas localizadas. Nesse caso, a lipo é eficaz”, esclarece a cirurgiã plástica Dra. Daniela Scarpelli.O que não podemos esquecer é que, como toda cirurgia, a lipoaspiração traz riscos para o paciente. Nesses quase trinta anos sendo realizada no Brasil, as técnicas melhoraram muito e estão mais seguras, mas ninguém está livre de situações inesperadas. Para um bom resultado, é fundamental a escolher um cirurgião de confiança. No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br), você pode pesquisar para saber se o médico é registrado pela instituição. Mas a decisão final precisa ser feita no consultório.

Procure vários médicos, leve em consideração as opiniões e escolha com cautela para só ter benefícios.

3 comentários:

Pod papo - Pod música disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pod papo - Pod música disse...

Eu gostaria de perder umas gorduras localizadas que eu tenho na barriga mas, eu acho que a lipo deixa o umbigo da pessoa muito estranho, parece que o umbigo fica mais no alto, dá a impressão que ele não está no lugar certo. Eu não faço lipo por causa disso, não faço também porque eu tenho medo de cirurgia e não tenho dinheiro (rs)..

Beijinhos!

SILVIA PRADO disse...

O lipo seria um dos ultimos recursos a ser solicitado caso não houver exito em seus exercicios e reeducação alimentar. Na maioria das vezes, um treino regrado, acompanhado de um profissional da área e uma alimentaão adequada, conseguimos alcançar objetivos sem recorrer a cirurgias e afins. O medo, todos nós temos, mas se achar necessário, pq não arriscar!
bjus