terça-feira, 31 de maio de 2011

EXERCICIOS MATINAIS

Fazer exercício logo depois de uma boa noite de sono, não só a mente, como também o corpo estão descansados, ou seja, prontos para encarar uma boa actividade física.
... se o exercício for feito á noite, quando o cansaço é maior, as hipóteses de desistência são maiores.
... a atividade física pela manhã, aumenta a oxigenação do cérebro, originando um dia mais produtivo, assim como aumenta a libertação de endorfinas e sertoninas (substâncias relacionadas com o bem estar), um beneficio que dura o dia inteiro.
... a luz solar favorece a produção de melanina, o que por sua vez estimula o sistema nervoso simpático e inibe o parassimpático, aumentando assim a boa disposição e concentração no trabalho ou escola.
... estudos recentes provam que os exercícios pela manhã queimam mais calorias que em outro horário do dia, para além de que, o ar da manhã ainda não esta sobrecarregado de poluição.
... manter uma rotina de exercícios pela manhã, sempre á mesma hora, fácil para o despertar e mais benéfico antes de partir para os seus compromissos profissional. Se mesmo assim for difícil coordenar a sua ginástica para a manhã, vale a pena acordar uma hora mais cedo.




Exercícios simples e rápidos ajudam a preparar o cérebro para uma boa jornada de trabalho. Carlos Maurício Prado, especialista em ginástica cerebral, de São Paulo, descobriu, a partir dos estudos do educador americano Paul Dennison, exercícios universais capazes de curar diversos males.
Atividades matinais diárias
1. Pela manhã, ainda em jejum, beba um copo de 200 ml de água em qualquer temperatura. Esse líquido, capaz estimular a comunicação entre os neurônios, melhora o raciocínio e a memória. Ao longo do dia, consuma cerca de 2 litros de água.
2. Repita, de forma lenta, de três a quatro vezes, movimentos respiratórios completos. Expire o ar dos pulmões pela boca. Para expulsá-lo por completo, pressione a barriga com as duas mãos. Em seguida, inspire profundamente pelo nariz. Respirar errado durante o dia diminui o rendimento e a produtividade.
3. Faça uma pinça com o dedo indicador e o polegar massageando as orelhas, de cima para baixo. Repita o movimento, seqüencialmente, de três a quatro vezes. Estimulando assim, cerca de 400 terminações nervosas e aumentando a capacidade auditiva, potencializando o poder de concentração.
4. Massageie o centro da mama com a mão direita. Faça movimentos circulares no sentido horário ou anti-horário. A mão esquerda fica apoiada no abdômen. Ao mesmo tempo em que toca esses pontos, movimente os olhos para a esquerda e direita. Esse exercício aumenta o campo visual e agiliza a leitura.
5. Massageie a testa, no sentido horário ou anti-horário, com os dedos indicador e médio, acima do centro dos olhos. Esse movimento fortalece o raciocínio, a criatividade e o planejamento, além de evitar aqueles “brancos” de memória.
6. Em pé, toque a mão direita no joelho esquerdo, levantando-o de forma suave do chão. Alterne o exercício com a mão esquerda e o joelho direito por um minuto. Além de maior disposição física e mental, a atividade estimula a concentração e promove sensação de alegria e bem-estar.

Nenhum comentário: